segunda-feira, 13 de novembro de 2017

AOERGS NA FEIRA DO LIVRO ... 40 ANOS DA REVISTA PROSPECTIVA

Dia 9 de novembro, no Auditório do Memorial do Rio Grande do Sul, na 63ª edição da Feira do Livro, a AOERGS celebrou os 40 anos da Revista Prospectiva. Na ocasião estiveram presentes colegas que se destacaram nessas quatro décadas de vida da Prospectiva nos caminhos da Orientação Educacional.
A diretora administrativa, Rosangela Diel, acolheu os presentes e abordou a importância desse evento na e para a história da AOERGS.Na sequência foram apresentados dois vídeos que serviram para uma contextualização do espaço e do tempo em que nasce a ideia da publicação de uma revista para divulgar as ações da Orientação Educacional no RS.
A presidenta do CPERS, professora Helenir Aguiar Schürer, fez uma fala revisitando a história da educação, contextualizou sua participação na Prospectiva e explicitou o diferencial da época em que a mesma foi criada (tempos de ditadura).
A presença da professora Noemi Antonio Maria, área da História, tecendo uma linha do tempo das décadas de 1960 até 1977 (ano que surge a Revista Prospectiva) oportunizou relembrar fatos do período da ditadura e da censura, pois eram tempos difíceis para quem desejava publicar suas ideias e ideais.
A presença de Tereza Gamba, autora do desenho da primeira capa e da autoria do nome da revista e a participação do professor Paulo Ledur, responsável pela impressão do primeiro número da Prospectiva, demonstrou a relevância dessa trajetória da Revista da AOERGS.
A professora Maria do Carmo Freitas,mentora da criação da revista enviou, por e-mail e através da fala do professor Ledur, os votos para que a revista prossiga sua caminhada, parabenizando a diretoria colegiada pela iniciativa da celebração.
As homenagens, conduzidas pela atual diretora de publicação, Manoelita Tabille Manjabosco, foram realizadas, de forma marcante, dando a dimensão do nosso respeito pela história e protagonismo dessas colegas e colaboradores, pois foram alicerce para o trabalho que efetivamos no cotidiano da AOERGS. Na oportunidade foram homenageadas Maria do Carmo Freitas, Tereza Gamba, Vera Bortolini Paulo Ledur, Naima K. Ayub, Aline Harlacher, Erlita Cardoso Franco, Eunice Marangon, Eunice Rossi, Maria Eunice Araújo, Lídia Prestes e Márcia Maria Heinen Oliveira.

Concluindo essa postagem destacamos e anexamos ao relato a notícia no Correio do Povo do dia 10/11. Anexamos o link para o endereço eletrônico do CPERS que noticiou a presença da sua presidente Helenir Schürer dando destaque para a Revista Prospectiva.
http://cpers.com.br/presidente-do-cpers-participa-dos-40-a…/