sexta-feira, 10 de novembro de 2017

NOESRO

10º NOESRO – Santa Rosa em mais uma Formação
No dia 25 de outubro de 2017, na Capela do Colégio Salesiano Dom Bosco, Santa Rosa, aconteceu das 9 às 17h, o II SEMINÁRIO DE BOAS PRÁTICAS NA PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA, promovido pela 17ª CRE, em parceria com o Núcleo de Orientadores Educacionais Santa Rosa - 10º NOESRO e a Secretaria de Desenvolvimento Educacional, todos do município de Santa Rosa.
Após a abertura solene do evento, a enfermeira e coordenadora do Programa vigilância da violência da 14ª Coordenadoria Regional da Saúde (14ª CRS): Dóris Clarita Buttenbender, relatou dados da violência na região e destacou a necessidade e o cuidado de informar e registrar casos para que se possa atuar e trabalhar na prevenção.
A Drª Fernanda Broll de Carvalho, especialista em Direito da Criança e Adolescente, promotora do município de Ijuí palestrou sobre Justiça Restaurativa na Educação. Destacou o uso de técnicas, em especial a mediação, o uso dos processos circulares e a comunicação não violenta para resolução de conflitos nas famílias e nas escolas.
No decorrer do dia foram realizadas vários relatos de projetos, apresentações de pôsteres, músicas, danças e teatro com objetivo de trabalhar a cultura da paz nas escolas. A culminância do evento ocorreu com a premiação do concurso de desenhos, textos e poesias: PAZ, UMA VIVÊNCIA POSSÍVEL.