sexta-feira, 11 de outubro de 2013

VOCÊ CONHECE O PROJETO ESCOLA QUE PROTEGE?


O Projeto Escola que Protege é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada Alfabetização e Continuidade, financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A proposta tem como objetivo geral instrumentalizar profissionais da área da educação em geral e da rede de proteção infanto-juvenil para o enfrentamento de situações de violação de direitos de crianças e adolescentes e para o desenvolvimento de estratégias para mediação/resolução de conflitos.
O curso é voltado a profissionais da educação e da rede de proteção de crianças e adolescentes. Este projeto está organizado da seguinte maneira: são 64 horas presenciais e 16 horas de supervisão de projeto. O curso possui ocorrerá aos sábados ao longo do corrente ano. Serão trabalhadas as seguintes temáticas: Bem-estar na escola, Direitos humanos, Direitos das crianças indígenas, quilombolas e ciganas; Direitos das crianças e dos adolescentes, Psicologia Positiva e Resiliência, Inclusão e suas possibilidades, Ser professor: vivência e sentimentos, Preconceitos, Sexualidade, Adolescente versus família, Gravidez na adolescência, DSTs e HIV/AIDS, Abuso de substâncias, Ambientes seguros na primeira infância, Violência na escola: comportamento agressivo, bullying e cyberbullying, Abuso sexual, Exploração sexual, Mediação de conflitos entre outros. Para obter a certificação, é necessário que o cursista compareça a pelo menos 11 encontros e apresente um projeto de intervenção voltado para o espaço escolar.O curso é inteiramente ministrado por psicólogos, pesquisadores e outros profissionais vinculados ao CEP-Rua. Todos os profissionais que ministram o curso possuem experiência acadêmica e de prática profissional nas áreas das temáticas trabalhadas. O curso executado por este centro, conta com aulas dinâmicas que usam como ferramentas filmes, vivências e discussões em grupo. Conta ainda com a supervisão dos projetos elaborados pelos cursistas. As aulas são realizadas no Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que possui toda a infra-estrutura física: salas com cadeiras confortáveis e aparelhos de multimídia. 

O material abaixo foi elaborado com muito carinho e competência.

http://www.ceprua.org/livroescolaqueprotege.pdf